O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) renovou por mais cinco anos a concessão de título de especialista para a Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) e para a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet). As Resoluções CFMV nº 1.294 e 1.295 foram publicadas nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial da União.
Essa é a segunda vez que a AMVHB tem sua habilitação renovada pelo CFMV. Desde que foi habilitada em 2000, a associação já concedeu título de especialista em Homeopatia Veterinária para 19 médicos-veterinários, dos quais 12 estão vigentes. O primeiro especialista teve título registrado em 2005.
Já a Abravet está na primeira renovação. De 2014 para cá, concedeu 16 títulos de especialistas para médicos-veterinários. O primeiro foi em 2017 e todo estão dentro da validade.
Habilitação
Para obter a habilitação junto ao CFMV, as entidades devem estar consolidadas e legalmente constituídas há pelo menos cinco anos e apresentar ao Conselho Federal os critérios que nortearão o oferecimento dos títulos, como determina a Resolução nº 935/2009.
As instituições ainda devem ter contingentes de profissionais estabelecidos em suas áreas específicas de domínio de conhecimento em, pelo menos, cinco unidades da Federação. A habilitação tem validade de 5 anos e pode ser renovada.
Especialista
Para ser considerado especialista, primeiro o profissional deverá passar pelo processo seletivo promovido pelas sociedades, associações e colégios habilitados pelo CFMV. Depois de aprovado, aí sim o profissional deverá solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado em que atua.
Assessoria de Comunicação Social - CFMV