AMVHB

A Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB) é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega os profissionais Médicos Veterinários e acadêmicos de medicina veterinária com atuação e/ou interesse em Homeopatia. Criada em 1993, a AMVHB tem por finalidade contribuir para a difusão da Homeopatia na Medicina Veterinária, seja na clínica, pesquisa, ensino, extensão.


ÁREAS DE ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO HOMEOPATA


CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM HOMEOPATIA VETERINÁRIA
Os Cursos de Especialização em Homeopatia Veterinária são qualificados e indicados pela AMVHB através de vários critérios e devem cumprir regras mínimas, A principal defendida pela AMVHB é de cursos que ofereçam pelo menos 800 horas distribuídas ao longo de dois anos, numa proporção de 2/1 entre aulas teóricas e práticas. A Homeopatia não é ensinada na maioria das universidades e por sua característica tão diversa da terapêutica aprendida na graduação, deve ter carga horária robusta para contemplar um currículo mínimo extenso.

CONCESSÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA PELO CFMV
A Homeopatia Veterinária foi a primeira especialidade profissional a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e desta forma, é o único canal de habilitação do médico veterinário a receber o Título de Especialista em Homeopatia Veterinária (Resolução 662/2000). Ser Médico Veterinário Especialista em Homeopatia Veterinária reveste o profissional de condição de exercer a Homeopatia Veterinária de forma plena.

EXIGÊNCIAS PARA HABILITAR-SE AO TÍTULO DE ESPECIALISTA
Os médicos Veterinários que desejarem ter o Título de Especialista em Homeopatia Veterinária devem atender às seguintes exigências:

1) Possuir certificado de conclusão de Curso de Especialização em Homeopatia, concedido por instituição qualificada pela AMVHB*;

2) Ser aprovado na prova escrita de título de especialista com nota mínima sete (7,0)**.

* Os cursos de homeopatia, para serem qualificados pela AMVHB e permitir que seus alunos possam se engajar no processo de obtenção do Título de Especialista pelo CFMV, são submetidos a critérios de avaliação que incluem: currículo mínimo de 800 horas e coordenador portador de Título de Especialista pelo CFMV, entre outras regularidades.

**A aplicação da Prova é de responsabilidade da AMVHB, sendo que os candidatos só podem se inscrever após ter concluído o Curso de Especialização devidamente qualificado e terem pelo menos 5 anos de experiência profissional em Homeopatia, devidamente comprovada. A prova, que estará na sua 16ª edição, é oferecida obrigatoriamente nos CBHV e opcionalmente nos CBH.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HOMEOPATIA VETERINÁRIA - CBHV
A atividade científica de maior importância realizada pela AMVHB é o Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, evento que visa promover o aprimoramento e a excelência profissional dos Médicos Veterinários neste campo do saber Historicamente, o CBHV conta com a apresentação de trabalhos científicos, que comporão a publicação dos Anais doCBHV.Os trabalhos, analisados pela Comissão Científica concorrerão ao “Prêmio AMVHB de Excelência Científica” nas categorias científica e clínica.

Somos a AMVHB, uma associação atuante e presente no cenário profissional do médico veterinário.
Com a participação efetiva dos profissionais, poderemos num futuro breve ver na Homeopatia uma ciência cada vez mais utilizada na busca pela saúde e bem-estar dos nossos animais, um dos principais princípios da nossa profissão.
Conheça a Homeopatia e venha fazer história como profissional da área que mais cresce na Medicina Veterinária.

Diretoria da AMVHB